terça-feira

Copa 2014: O Transporte no Brasil e a Forma Como Transportamos Nossas Vidas


Sem o transporte teríamos uma nação parada em todos os sentidos. Se estivássemos estudando física, certamente o professor nos diria que tudo o que se move, logo realiza alguma forma de transporte e esse conceito cai muito bem na realidade brasileira. Há poucas semanas da competição esportiva mais esperada pelo mundo a cada quatro anos, vamos compreender o transporte utilizado no país e chegarmos a uma conclusão quanto a nossa realidade e a relação com os jogos mundiais.

Transporte Rodoviário
Esse transporte é o principal meio de transporte realizado no Brasil e consiste no transporte sobre rodas em vias de rodagem pavimentadas ou não, a fim de locomover de um lugar a outro pessoas, mercadorias e animais. Os responsáveis por esse transporte são os ônibus (municipais, intermunicipais, interurbanos, interestaduais), caminhões, veículos diversos (carro de passeio, van, utilitários, etc) entre outros. Estima-se que em todo o país mais de cinquenta milhões de pessoas utilizem o transporte rodoviário através de ônibus todos os dias, fora os milhões de veículos de passeio que saem as ruas diariamente.

Por mais estranho que possa parecer, esse tipo de transporte voltado para locomoção de mercadorias e animais costuma ter um valor de frete superior ao ferroviário ou hidroviário. Isso se dá em virtude dos pedágios e também do combustível utilizado no trajeto, mas por outro lado é mais rápido do que as duas opções comparadas anteriormente. Quando utilizado para transporte de mercadorias, é mais adequado para produtos perecíveis, de alto valor, acabados e semi acabados, além de transporte de alguns animais.

Transporte Ferroviário
Este é realizado através de linhas férreas com o objetivo de transportar pessoas e cargas. Embora exista em quase todo território brasileiro, a maior parte do transporte férreo se encontra nas regiões sul e sudeste do país. O transporte de pessoas nessa categoria é feito por trens e metrô. A diferença entre os dois é que o metrô pode se locomover com muito mais rapidez que o trem e também possui a maior parte de seu trajeto realizado abaixo do solo (em baixo de ruas, estradas e parques), já o trem sempre realiza as viagens a céu aberto. Os trens que realizam o transporte de carga, geralmente carregam produtos de baixo valor e em enormes quantidades, como fertilizantes, carvão, produtos agrícolas, derivados de petróleo, minério, areia, pedra, entre outros. A característica predominante nesse tipo de transporte é a bitola, que nada mais é que a distância entre trilhos. No país existem três tipos, sendo elas a larga, métrica e mista. A distância dos trilhos interfere diretamente na qualidade da viagem e na velocidade permitida da composição. Só no estado de São Paulo, mais de três milhões de pessoas utilizam os trens todos os dias.

Transporte Aéreo
Talvez você não saiba, mas no Brasil existem cerca de 2.498 aeroportos, incluindo as áreas de desembarque, sendo destes 34 internacionais e 2.464 regionais. O país é o segundo em números de aeroportos em todo o mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. O aeroporto Internacional de São Paulo é o mais movimentado do país, atendendo mais de trinta e cinco milhões de pessoas anualmente. O valor para esse tipo de transporte costuma variar muito e ultimamente, em decorrência de empresas de baixo custo, é possível encontrar tarifas atraentes para todos os bolsos. A competição entre grandes empresas como Gol e Tam tem resultado em melhora da qualidade do serviço aéreo prestado e redução significativa nos valores das tarifas.

Transporte Marítimo
Também chamado de meio de transporte aquático ou hidroviário, se dá através de rota realizada pelo mar, seja a fim de realizar a travessia de pequenas distâncias, seja a passeio ou até mesmo para transportar cargas diversas. Com a ascensão dos demais transportes no Brasil, essa modalidade tem decaído, mas ainda assim ocupa lugar de extrema importância no país, sendo responsável pelo transporte de inúmeras mercadorias vindas de outros países e estados. Para uso de turismo não é tão difundido em relação aos valores. Geralmente são realizados Cruzeiros durante todo o ano, entretanto, o maior número de procura e lotação de todas as vagas ocorre em períodos de feriados prolongados no verão como carnaval e principalmente, festas de final de ano. Geralmente os pacotes de cruzeiros são vendidos em agências de viagens, onde o passageiro pode incluir no pacote alimentação, hospedagem e todo o tratamento e estadia para toda a família. Os valores variam, mas de uma forma geral, chegam a custar igual ou superior aos pacotes de viagens para o nordeste ou exterior. O transporte marítimo corresponde a 75% do comércio internacional do Brasil.

O transporte de cargas é diversos, pois pode ser transportado por navios: combustíveis  alimentos, cereais, areia, minérios, químicos,  produtos de tecnologia, vestuário e principalmente, automóveis. Existe a carga chamada de "geral", que é transportada em caixas, paletes, barris e contentores, sendo o mais difundido e eficaz deles, os contentores.  Esse transporte é muito comum para fins militares, como a Marinha do Brasil e Guarda Costeira, assim como no exterior sempre foi muito utilizado para fins militares em situações de guerras e resgates. Os mais comuns são os navios, mas também existem grandes barcos, iates e lanchas, sendo que os dois últimos são para passeio e pesca. Ainda nessa categoria de transporte marítimo,  mas voltado para o lazer, encontram-se os Jet Ski, que exige uma habilitação para pilotar, similar a habilitação para conduzir transportes rodoviários, mas está é exclusiva para esse tipo de lazer, comum em praias e ilhas.

Transporte Fluvial
Esse meio de transporte, que também integra os meios de transporte aquáticos ou hidroviários, é realizado através de rios. Embora não seja tão significativo para a economia brasileira, é de suma importância para algumas regiões, como o Amazonas onde estradas e ferrovias quase não existem e em muitos municípios a única forma de receber mercadorias diversas como alimentos, combustível e vestuário é através de barcos. Em algumas regiões inclusive, o transporte fluvial é a única forma de se locomover de uma cidade a outra, é o caso de inúmeros municípios do norte brasileiro de até mesmo de uma região do Rio de Janeiro. O transporte de pessoas através de rios é feito em barcos e balsas. É muito mais barato, chegando a custar em média o mesmo valor de uma passagem comum de ônibus. Não é tão difundido devido o país possuir muitos rios em planalto, o que dificulta a circulação em virtude de cachoeiras e pedras. Outro fator impeditivo de uma popularidade em todo o país é devido as capitais dos estados que mais os utilizam ficar muito distante dos centros e pólos econômicos.

Não temos o trem bala e o  motivo não é a ma vontade do governo, mas uma presunção do comportamento de uma "massa reclamona", pois as empresas que poderiam se candidatar a licitação do trem bala, acabam por não fazer, uma vez que o investimento seria de bilhões de reais e o retorno demoraria anos, consequentemente o alto investimento seria repassado nas passagens que custariam em média uma passagem de avião em classe executiva. Todos nós sabemos que o brasileiro quer melhorias e que essas melhorias precisam de investimento,  mas muitas pessoas não querem pagar por esse investimento.

O fato é que diferentemente de alguns países da Europa, como a Alemanha, não temos um transporte rápido de acesso a outros estados e como nosso território é muito grande, a distância entre um estado e outro é muito extensa, fazendo com que alguém passe horas no trânsito para chegar ao estado vizinho. O nosso trânsito é assustador, assim como é assustador na Turquia, em Tokio, nos Estados Unidos e não se trata de culpa do governo. O problema é que no passado não foi realizado uma projeção de crescimento tão grande da população e das classes econômicas menores, assim nos dias atuais todos querem ter um carro. Muitas vezes nem possuem uma casa, mas precisam do carro, seja por desejar se livrar do transporte coletivo, seja por "ostentação", seja por conforto. Os motivos existem de sobra, mas estradas existem de menos, logo, quando todo mundo resolve colocar o carro na rua ao mesmo tempo, a cidade para e se para todos os dias de manhã e no final da tarde, imagine no dia dos jogos do Brasil... Sabemos que uma parcela da população está reclamando da Copa, mas tenha certeza que 99% deles vão correr para casa mais cedo nos dias de jogo e mesmo dizendo "Eu não gosto de futebol" estarão curtindo os "feriados", seja para encher a cara e torcer contra, seja para torcer junto ou seja para ficar em casa fazendo nada e reclamando de alguma cosia.

Não importa a situação do nosso transporte, não precisamos de um país para inglês ver, precisamos de um país para nós vermos. Estamos longe de ser uma potência como os Estados Unidos ou sermos conhecidos pela nossa inteligência e inovação como os japoneses ou coreanos, mas só não somos por conta de nós mesmos, que preferimos passar horas no "facebook" reclamando do governo com compartilhamentos cansativos do que fazermos cursos gratuitos pela internet, não somos melhores não por causa do governo, mas por causa de nós mesmos que votamos mal, que reclamamos, mas repetimos o ciclo nas urnas a cada dois anos, seja comparecendo nos dias de eleição ou não. Que o governo tem muita coisa para fazer, com certeza tem, a começar pela redução da maioridade penal, aumento dos salários de policiais, novo código penal (o nosso surgiu na Era Vargas), fim dos privilégios para alguns grupos, melhora no sistema público de saúde e tantas coisas mais, mas tem coisas que dependem mais de nós do que de qualquer outra pessoa.

Ainda não somos os melhores, mas só porque não decidimos ser, pois o mundo que queremos começa dentro de cada um de nós, e se esse mundo interno for sombrio, cheio de magoas, revoltas, raiva, acomodação, reclamação e depressão, imagina como o seu mundo externo não vai ser? Devemos utilizar nossa revolta a nosso favor para conseguirmos mudar a realidade não só do país, da cidade ou do bairro, mas principalmente e primeiramente: a nossa realidade. Não espere alguém ser a diferença, seja você essa diferença que almeja. Tem muita gente de inteligência espetacular "escondida" por ai e tem muita "cabeça dura" também, mas até você descobrir qual dessas pessoas você é ou simplesmente, até todos começarem a usar o poder da escolha para ser a solução dos problemas, vamos pensar como seres racionais: os estrangeiros que estão chegando no país nas próximas semanas não tem culpa da realidade que escolhemos ou que vivemos. 

Você gostando ou não, futebol é uma paixão que move nações em todo o mundo e é um momento de distração, de alegria, de confraternização. Você não tem noção da quantidade de famílias que adorariam ir ao estádio ver o jogo de seu país, mas estão com medo devido as "ameaças". Vai chegar muita gente aqui e não podemos impedir imprevistos desagradáveis como extravios de mochilas no aeroporto ou furtos, mas qual nação está isenta desse problema?! Mas podemos mostrar que aqui temos problemas sim, mas nem por isso somos selvagens que vamos descontar em desconhecidos inocentes toda a frustração que deve ser descarregada nas urnas. Se existem selvagens por aqui? E muitos, de deixarem onças pintadas e macacos da Amazônia de boca aberta, mas a mídia já tem dado audiência demais para eles, não faça o mesmo, mostre o que você é e você não é assim, por mais que queira parecer como tal. Apenas respeite o espaço dos outros. Tem muita gente que só quer se hospedar em um hotel, entrar em um shopping ou simplesmente pegar o ônibus e ir a casa do amigo e não merecem ter o trânsito parado por tempo indeterminado por causa de gente que não quer a copa enquanto a copa ocorre tranquilamente nos gramados. 

Ainda que tenha pessoas dispostas a prejudicar terceiros, não participe disso, você ia gostar de ir para outro país e se sentir amedrontado pela população de lá a ponto de temer sair do hotel? A Copa não vai deixar de acontecer porque um grupo de retardatários decidiram reclamar seis anos depois do país ser eleito a sede da Copa 2014. Vamos olhar para frente e fazer o possível para mudar o que está lá na frente, porque o que passou, não muda mais, o prazo para reclamar entrou em prescrição. Reivindicar direitos é uma coisa, atrapalhar, vandalizar e impedir o direito dos outros é burrice opcional. O Brasil que queremos começa por cada um de nós. Lembre-se: A Copa ocorre a cada quatro anos e só dura duas semanas, o Brasil destruído por vandalismo gratuito vai ficar para sempre e quem vai pagar por isso será eu e você e não os organizadores da Copa ou os governantes.
Sobre o Autor
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Syl é jornalista, pianista, apaixonada por carros e artes (em especial a primeira e a sétima) e muitas outras coisas. Nas horas vagas compartilha conhecimento no fantástico mundo da bloguesfera.  

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