domingo

Conheça o Templo de Salomão em São Paulo




Talvez você tenha ouvido falar nessa obra nos últimos dias, mas ela já vem sendo consagrada há alguns anos. Para melhor compreendermos  informações, esclarecimentos e verdades que três grandes grupos de notícias no país tem tirado dos cidadãos, é preciso que todos nós: cristãos, judeus, católicos, ateus, pessimistas, otimistas, paranoicos,  enfim, todas as pessoas de qualquer grupo, religião ou classe social, coloquem as pedras ao lado do computador para poder se dar a oportunidade de entender e só depois de saber a verdade elaborar a convicção que quiser. Lembre-se: quando duas pessoas falam ao mesmo tempo, ninguém ouve ou entende nada.

Introdução

Há quatro anos a Igreja Universal do Reino de Deus anunciou publicamente a construção de uma réplica do Templo de Salomão. O projeto foi o mais ousado da história, pois não havia fundos para a construção. Toda a obra foi desenvolvida pelos cristãos da igreja através de doações, vendas de produtos pessoais em bazares, ofertas, doação da renda de um livro escrito pelo fundador da igreja e outras obras de demais membros e autoridades e muita, muita fé aos longo de 48 meses. Antes mesmo do início da construção, a igreja preparava seus membros para a inauguração, que durará quase seis meses (julho a dezembro de 2014), a fim de que todas as pessoas possam contemplar esse momento. Todos estavam cientes de possíveis perseguições e por isso foi mais fácil  para seguirem em frente, mesmo com inúmeros obstáculos e pedras sendo lançadas por todos os lados.

A História e O Templo

Após Deus livrar Israel da escravidão em que viveu por anos, Ele ordenou a Moisés a construção da Arca da Aliança, que consistia em uma caixa de madeira que guardava a vara de Arão, um pedaço de maná (alimento que veio do céu para suprir a fome dos hebreus no deserto) e a pedra da lei, que possuía os Dez Mandamentos. A arca representava a aliança do povo com Deus.

Algum tempo depois, Davi se deu conta que enquanto vivia em um luxuoso palácio,  a Arca da Aliança vivia em uma tenda simples para aquele período. Foi ali que surgiu o desejo do rei em construir um Templo em que a Arca pudesse ficar. Davi providenciou os materiais para a construção,  mas quem cuidou de tudo e ergueu o Templo com a ajuda de milhares de homens foi o seu sucessor e filho, Salomão. Deus ficou satisfeito com a atitude de seus servos e disse: 
“Estarão abertos os Meus olhos e atentos os Meus ouvidos à oração que se fizer neste Lugar. Porque escolhi e santifiquei esta Casa, para que nela esteja o Meu Nome perpetuamente; nela, estarão fixos os Meus olhos e o Meu coração todos os dias.” 2 Crônicas 7.15,16
O primeiro Templo foi erguido no monte Moriá, que foi o mesmo lugar onde Deus pediu que Abraão sacrificasse seu filho Isaque. Foram pouco mais de cem mil homens empenhados na construção do Templo de Salomão e essa dedicação serviu para engrandecer a Deus e permitir que todos os povos da época conhecessem ao Deus de Israel. O Templo não era apenas o local onde ficava guardada a Arca da Aliança, mas servia como a representação da situação espiritual do povo. Enquanto andassem nos caminhos retos e servissem somente a Deus, não considerando deuses, Ele os protegeria, mas se viessem a se corromper, então Ele se afastaria de todos.

Então o povo se corrompeu, tornando-se infiel a Deus e servindo à diversos deuses. E dessa forma, Deus os abandonou e os babilônicos, que eram inimigos dos judeus, invadiram o local sob comando do rei Nabucodonosor e destruíram o Templo em 586 anos antes de Cristo.
Muitos anos depois, quando o povo se libertou do Cativeiro da Babilônia imposta na época do saque que destruiu o Templo, decidiram voltar-se a Deus.  Assim, o Senhor encorajou o povo a erguer um novo Templo no mesmo local onde o antigo fora construído e destruído. (Ageu 1:8). Quando a igreja começou a dominar a cultura, política e economia no mundo, os romanos invadiram Israel sob comando de Tito e destruíram o Templo no ano 70 depois de Cristo. Hoje, o que resta Dele é apenas uma pequena parte dos muros que o cercava e em seu lugar foi construída uma mesquita.
1939 anos se passaram e o fundador da igreja Universal viajou a Israel, viagem que é comumente realizada todos os anos, às vezes mais de uma vez ao ano devido campanhas da igreja. Outros bispos também o acompanham e geralmente o momento do clamor é transmitido em tempo real para todas as igrejas Universal do Reino de Deus de todo o mundo, seja por vídeo conferência ou através da TV IURD, emissora de TV que transmite os programas e algumas reuniões da igreja através da internet pelo site da própria denominação. Durante essa visita à terra santa, o bispo quis que todos os membros que participavam daquela mesma fé pudessem um dia, pelo menos uma vez na vida, ter aquela sensação de pisar no chão e tocar nas pedras que fazem parte dos milagres e passagens descritas na bíblia. Foi assim que ele teve a ideia de construir uma réplica do Templo de Salomão. Ele sabia que não havia condições de trazer todos os membros da igreja à Israel, então decidiu trazer pedaços daquela terra para o Brasil. Pouco tempo depois, em 2010, a obra foi anunciada com o lançamento da pedra fundamental.
Nos templos anteriores, apenas o sumo sacerdote podia adentrá-lo, mas o Templo de Salomão em São Paulo é aberto à todas as pessoas que querem conhecer a Deus e que aceitam Jesus Cristo como seu Único Salvador. O objetivo do templo não é mudar a bíblia,  engrandecer a igreja ou ser apenas objeto de realização pessoal de seu idealizador, mas sim de despertar a fé adormecida das pessoas. Alguns estão mornos na fé e outros já a perderam há muito tempo e esse Templo quer reacendê-la e avivar a todas as pessoas de qualquer parte do mundo que estiverem dispostas a se voltar para o salvador Jesus Cristo.
Apesar de ter sido ideia do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, o nome desta denominação não está vinculada na fachada do Templo. Mesmo com a imprensa rotulando erroneamente o Templo de sede mundial da Universal e todos saberem que esta foi construída por milhões de cristãos da referida igreja, não acrescentar o seu nome mantem a essência do Templo e faz as pessoas perceberem o que é pregado nas reuniões da denominação: que as pessoas não devem olhar e ver uma religião, mas devem ver que Deus existe, que Jesus é o único Caminho e verdade e que todos podem nascer de novo, independente da religião que já estiveram ou do que fizeram no passado. A igreja não levanta a bandeira da religião, mas sim de pregar a verdade, não discriminando qualquer pessoa que tenha o desejo de se reaproximar de Deus.
Várias denominações protestantes de outras ondas agendaram caravanas em todo o Brasil para visitar o Templo paulista. O Templo não é da Universal, é a casa de Deus e se Alguém quiser se reconciliar com Ele, essa pode ser a hora. 
O Templo de Salomão em São Paulo utilizou o que há de melhor em tecnologia para o desenvolvimento da construção. Quando alguém adentra o Templo é capaz de viajar no tempo e sentir-se como se estivesse na Primeira Casa. A fachada, átrios, salão principal e altar são reproduções ricas em detalhes da época. 
A luz principal do local é amarela, trazendo um aspecto rústico e retrô ao ambiente. As paredes do Tempo são integralmente revestidas com pedras trazidas de Israel no ano passado. As portas são de madeira com cobre. 
Como na época do antigo Templo não existiam luminárias e agora não é possível ficarmos sem a energia elétrica,  foram desenvolvidas luminárias que clareiam todo o local a uma altura de 18 metros, sem muitas vezes, serem notadas.
O ambiente possui agradável temperatura, até porque com dez mil pessoas no local, a climatização era necessária. Assim como as luminárias, o ar condicionado não pode ser visto, pois seus difusores foram escondidos com sancas de gesos no teto, fazendo com que estes se confundam com parte da decoração.
Assim como em todas as IURDs, existe um amplo batistério atrás do altar para aqueles que decidirem entregar suas vidas a Deus e aceitarem Jesus como único salvador, matando o velho homem ou mulher e tornando-se nova criatura. Sobre o altar é possível encontrar uma réplica da Arca da Aliança. Fato muito interessante é que a Arca fica em um local principal que gera a sensação de tridimensionalidade e consequentemente se tem a impressão que o batismo que ocorre atrás do altar, é realizado dentro da Arca. Na área externa existe um memorial no subsolo, com 250 m².
A construção é politicamente correta, visando reduzir impactos ao meio ambiente, bem como na vizinhança. Também foi utilizado alguns materiais reciclados e regionais na construção. Existe a possibilidade de capitar energia solar, bem como reutilizar água. Após analise das condições de sustentabilidade do Templo, este passou a ser o primeiro seguimento espiritual do país a receber o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que é uma certificação que reconhece empreendimentos com o selo verde, ou seja, que comprovadamente respeita o meio ambiente.
Adaptar a planta do Templo de Salomão as expectativas do Templo em São Paulo foi uma tarefa que rendeu muito emprenho de engenheiros e arquitetos. Na época do primeiro Templo, este não era frequentado por multidões, só por sacerdotes, mas a IURD objetivava permitir a entrada de várias pessoas, por isso, houve algumas mudanças na estrutura a fim de dispor de um local seguro e que comportasse tantas pessoas juntas ao mesmo tempo.
Além do Selo Verde por se preocupar com o meio ambiente, a obra conseguiu trazer o máximo dos elementos e detalhes da mesma atmosfera vivida na época de Salomão. E além disso, os responsáveis pela construção tiveram de atender à todas as exigências determinadas pelo ordenamento jurídico brasileiro em vigor e também prever a acessibilidade aos portadores de diversas deficiências, como cadeirantes e portadores de deficiência visual. Essas diretrizes são listadas pela igreja como as três bases da construção: Ambiental, Divina e Técnica.
O Templo foi implantado em um terreno de aproximadamente 35 mil m² na Avenida Celso Garcia, que fica no bairro do Brás, em São Paulo (próximo a estação do metrô). O local, tem quase 100 mil m² de área construída e está dividido em dois grandes blocos que são interligados por uma nave, abrigando confortavelmente 10 mil pessoas sentadas. Também é possível encontrar duas escolas bíblicas com capacidade para comportar mil e trezentas crianças, porém por enquanto não está em funcionamento. O funcionamento iniciará em breve, portanto é importante ressaltar as mães que possuem crianças pequenas e que não tem com quem deixá-las, que procure agendar a visita ao Templo quando as EBIs forem inauguradas, pois em um ambiente com dez mil pessoas não há com quem deixar as crianças, tão pouco é permitido ou seguro deixá-las andando pela igreja ou demais ambientes externos, pois há o risco de se perder. Procure se informar na IURD mais próxima quando a EBI começará a funcionar. 
Os estúdios de TV e rádio da igreja ficarão no complexo, juntamente com espaço para a hospedagem de pastores da IURD do mundo todo. O Templo está adaptado e preparado para possíveis interrupções de energia. Caso ocorra, os elevadores especiais para portadores de deficiência funcionarão normalmente , bem como sistema de segurança, ventilação e iluminação. O estacionamento coberto do Templo comporta apenas 2000 vagas, por isso ele não é aberto para que os visitantes venham ao local por conta própria, pois além de parar o trânsito na região, não seria possível comportar quase dez mil veículos e estes não poderiam ficar parados nas ruas.
O que encontrar no Templo de Salomão
Conheça apenas alguns dos minuciosos detalhes do templo. O resto você precisará se reconciliar com Deus, assistir a uma reunião em qualquer igreja IURD para solicitar gratuitamente a credencial e ver de perto o que está chamando a atenção do mundo.
A Esplanada
Na parte que fica em frente do Templo, existem várias luminárias e tamareiras. Essas tamareiras, trazidas do Uruguai, simbolizam persistência e resistência, pois ela se desenvolve em solos pobres, secos e difíceis, além de serem visíveis a longas distancias. Essa árvore também não cai com tempestades e ventos fortes. As luminárias representam as colunas que ficavam na entrada do Templo original e estão espalhadas em quase todos os postes.
Menorá

Também é possível encontrar um grande candelabro de ouro com sete lâmpadas que simbolizam a presença de Deus no local. Quando criado originalmente, o candelabro era alimentado com azeite da melhor qualidade simbolizando a unção de Deus sobre a vida do povo.

Jardim Bíblico

Além de  possuir um design único e surreal, o jardim conta com um espaço repleto de oliveiras, que é uma árvore que oferece muitos benefícios como a azeitona e consequentemente o azeite, a madeira, o combustível e claro, uma sombra agradável. Assim como as tamareiras, essa árvore é capaz de se desenvolver até mesmo em solos secos. Resistente, é conhecido por sua máxima durabilidade, que mesmo após ser cortada ou queimada é capaz de brotar. Mundialmente, a oliveira é usada como simbolo de fidelidade e perseverança.

A Igreja Universal e o Seu Povo

Já faz muito tempo que existem "rixas" entre religiosos de todo o mundo. E é justamente por isso que a religião separa as pessoas, pois ela ensina as pessoas a serem religiosas e não a praticar o que Deus fez ou a seguir os passos de Jesus. As religiões determinam o que é certo ou errado e aquele que não se adequar, logo, está perdido sem direito a verdade, misericórdia ou segunda chance, sendo logo apedrejado. Esse é um dos motivos pelo qual a referida igreja que liderou a obra do Templo tem sido de alguma forma perseguida há quase quarenta anos. Essa igreja não prega a religião. Ela não se denomina evangélica. Na porta e interior dos cenáculos está escrito "Igreja Universal do Reino de Deus - Jesus Cristo é o Senhor". Ela não ensina a pessoa a ser dependente de pastor ou bispo.  Seu fundador, Edir Macedo, tem dito em reuniões desde o inicio da obra que as pessoas não devem depender dele ou de qualquer pastor, pois todos são mortais e algum dia irão morrer, mas a salvação das pessoas e suas vidas não devem ser sepultadas junto com o corpo de um líder da igreja que esteja morto. Ela deve continuar e levar o evangelho ao máximo de pessoas possíveis, não só através de palavras, mas através de suas atitudes. Lá é ensinado o que está na bíblia; sem doutrinas próprias; sempre orientando as pessoas a colocarem em prática o que estão aprendendo. Para os mais fanáticos e religiosos (que não tem nada a ver com seguir a Deus ou temer a Ele) logo começam a criticar, pois, eles pensam: "Como pode ficar só interpretando a bíblia sem proibir as pessoas de serem pecadoras?" Essa categoria de gente "entendida" ainda não "sacou" que ser cristão não é ser proibido, é ter a liberdade para fazer o que quiser, mas saber escolher o que não quer fazer, mesmo quando todos fazem. 

Os cristãos que começam a colocar a Palavras de Deus em prática, logo começam a mudar de vida e isso desperta o interesse de terceiros, bem como a ira de parte destes. Não há distinção entre rico e pobre, branco ou negro, homem ou mulher, membro da igreja ou curioso. Inclusive, é possível encontrar pessoas de outras religiões que comparecem a alguma ou várias reuniões para descobrir que Deus é aquele que muda a vida de pessoas consideradas mortas pela sociedade. 

O fato é que isso também perturba as pessoas. Os fanáticos atiram pedras, os desinformados criticam sem nem saber o significado de suas palavras e os religiosos que usam suas religiões como negócios ou clubes se sentem ameaçados e começam a fazer falso testemunho daquilo que não viram. Outra característica marcante é que quem segue o que é ensinado nessa denominação e que se baseia exclusivamente na interpretação da bíblia é que eles passam a ter condutas distintas na sociedade. Eles não saem na mídia falando mal de outras religiões mesmo quando são atacados e aqueles poucos que o fizeram algum dia eram apenas turistas, ou seja, apenas entraram em uma igreja como se fosse um time de futebol, torceram por um tempo, mas nem sabiam nada do que se passava ali e quando a imprensa começou a criticar, ela  foi (ou vai) embora. Os cristãos dali simplesmente passam a ser diferentes quando assim se permitem e isso gera muita revolta à muita gente "de fora", afinal, como pode um povo que é taxado de "enganado", "enganador" ou "ladrão" seguir em frente como se nada estivesse acontecendo? 99% dos que se fazem essa pergunta não encontraram a resposta (ainda).

Definições

O "lance" do ladrão é espetacular em todas a áreas da sociedade, mas principalmente quando se trata de religião e especialmente, de denominações protestantes. As pessoas estão tão cansadas de serem enganadas e de engarem aos outros e si mesmas que acabam generalizando tudo. Talvez a correria do dia a dia e a educação precária de alguns não permita saber algumas coisas básicas de nossa vida em sociedade, mas existem definições bem simples a cerca do "ladrão". Vamos começar pelo roubo: este se configura com o uso de violência física ou psicológica (geralmente com o emprego de arma branca ou de fogo) ou a junção de ambas a fim de que outrem entregue um bem contra a sua vontade sob ameaça de morte. Já o furto se consuma quando alguém "passa a mão" em bem de terceiro sem que ele veja. Exemplo: Alguém pega a sua carteira e você não vê quem pegou ou como pegou. Logo nenhuma denominação pode ser ladra, pois para ser ladrão é preciso configurar um desses crimes previamente tipificados em nosso ordenamento jurídico.  Na verdade, esses são tipos penais em todo o mundo, a definição é a mesma, o que muda é a forma como cada Estado age diante deles. Então por que as pessoas continuam agindo como se não soubessem disso? (Elas sabem, não admitem, mas todos sabem).

Falar de dízimos e ofertas não é ser ladrão, é cumprir com uma promessa cristã de "levar essa palavra a toda parte". Não se trata de pedir o dizimo. Se trata de dizer a verdade a respeito deste e deixar sob responsabilidade da pessoa decidir se quer ser fiel ou não. É algo pessoal. Cada um faz o que bem entende, o que não pode é a pessoa ficar sem saber a verdade, mas depois que sabe, ela decide o que fazer com o que recebeu (ou não fazer nada). O dizimo é uma forma do cristão reconhecer que quem deu a condição para realizar aquele trabalho oneroso, foi Deus. Não existe valor determinado. Este equivale a décima parte do que passa pela mão da pessoa. Se ela ganha um real, a décima parte é dez centavos, se ela ganhou mil, a décima parte é cem e assim por diante. As ofertas são uma forma de cristãos oferecerem algo a Deus. Algumas pessoas que se dizem conhecedoras da bíblia dizem que não precisa mais dar o dizimo, pois isso é coisa do Velho testamento e no Novo Testamento não é exigido o dizimo. Talvez os nossos amigos religiosos formados pela novela das nove, igreja dos fanáticos.com ou através de livros escritos por quem nunca foi cristão tenha esquecido de citar:
“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” - Mateus 5:17-18. Mas só segue quem quer, ninguém é obrigado a nada. Então ainda que fosse, o que não é, um crime, as pessoas só se tornariam "vítimas, se quisessem.  É algo pessoal e intransferível. Ah, e quem disse essas palavras no livro de Mateus foi alguém que você não deve conhecer, o nome Dele é Jesus Cristo. 
Embora só falem do protestantismo, no catolicismo também é falado de dízimos e ofertas. Nas religiões afros você só pode fazer um "trabalho" de amarração, agradecimento ou engradecimento aos encostos se pagar. Nenhum macumbeiro faz serviço de graça e muita gente gasta fortunas para realização de trabalhos diversos, mas ainda assim, o fazem conscientes. Não há roubo. Há escolha.

Para que construir um Templo se o país precisa de tantas coisas importantes?

Concordo que o país precisa de muita coisa, a começar por um cidadão mais consciente que não se venda ou se cale por algumas esmolas oferecidas em ano eleitoral ou no decorrer de um mandato, mas essa obra em especial não foi custeada com dinheiro público. Ela foi bancada integralmente com o investimento de milhões de cristãos do Brasil e também de outros países.

As pessoas que ajudaram a construir foram enganadas?

Talvez a melhor resposta não seja dada com palavras, mas sim com atitudes. Coloque em uma balança a vida daqueles que ajudaram com a construção do templo e avalie você mesmo. Não vá pelo "achismo" ou por aquilo que os outros falam. Vá em campo e descubra você mesmo. Eles não tem nada de coitados, são é mais espertos que muito doutor que se considera sábio por ai e olha que lá tem do analfabeto ao cientista, do anônimo a celebridade.

Regras para entrar no Templo

Todo local santo exige respeito. Você não vê alguém entrar em uma missa semi nu ou ir a uma mesquita fantasiado. Logo, o Templo de Salomão não é diferente. A igreja exige o "básico": nada de mini saias, roupas decotadas, óculos escuros, chapéus ou bonés, bermudas, camisetas regatas e roupas de clubes esportivos. Também é solicitado que não vá até o local de chinelos, esse detalhe não é uma regra vã, acontece que são dez mil pessoas em cada reunião, logo e assim como em empresas, uma pessoa de chinelo está mais propensa a cair e se ferir em um caso de emergência ou simplesmente levar um tombo caso alguém pise em seu chinelo durante a saída do templo. Esse regra também existe em milhares de empresas no país.

A mentira sobre pagar entrada para visitar o templo

Ao contrário do que desinformados andaram espalhando, não se paga para entrar no Templo. O que ocorre é o seguinte, a igreja não quer que o Templo se torne um ponto turístico, logo, para participar de uma reunião a pessoa precisa assistir uma reunião em qualquer Igreja Universal do Reino de Deus e solicitar uma credencial gratuita ao pastor da igreja. Essa credencial possui dia, horário e data marcada para a visita, portando não é válida para qualquer data. Nem todas igrejas ficam próximas do Templo, por isso não é disponibilizado estacionamento livre durante o período de inauguração e para evitar que o trânsito seja completamente parado na região foi realizado um projeto logístico para que caravanas do Brasil e do mundo pudessem ir ao Templo, sem ter a desagradável surpresa de não ter lugar para se sentar. 

Uma empresa de ônibus foi contratada para atender toda a região metropolitana do  Estado de São Paulo e não é porque é uma igreja que a empresa vai trabalhar de graça e nem deve. Eles estão fazendo o trabalho deles honestamente e merecem ser pagos por isso. Logo, foi fechado um valor para que essas caravanas levassem e trouxessem os membros da igrejas duas vezes por semana. Esse valor foi dividido pelo número de poltronas de todos os ônibus e chegou-se a um valor "x": R$40. Esse valor é cobrado pela empresa de ônibus para aqueles que vão na caravana para o Templo, pois não dá para ir de carro. Prova disso é que a empresa exige que as igrejas obtenham o nome e número do RG do membro para que seja incluído no contrato de seguro da empresa. É um ônibus fretado e não um ônibus circular. Quem frequenta a igreja do Brás, não precisa de uma caravana, pois basta andar alguns metros e já estará no Templo, sendo necessário apenas marcar um horário para que todos compareçam juntos. 

Em outros estados, cidades do interior, litoral paulista e outros países o valor pode variar, pois cada localidade contrata a empresa que melhor atender e claro, oferecer o melhor preço. Em nenhum momento o valor é pago para a igreja, mas sim para a empresa de ônibus. Se não pagar a empresa de transporte, eles não fazem o percurso.

A partir do dia 22 de agosto, o Templo permitirá a entrada de pessoas sem caravana, mas as regras permanecem as mesmas: assistir uma reunião em qualquer Universal, solicitar a credencial para o dia desejado, comparecer com antecedência, usar vestimenta respeitosa e respeitar as regras de segurança. O estacionamento será liberado, mas lembre-se, são poucas vagas. Verifique a disponibilidade com antecedência.

O Templo não ficará super lotado com tanta gente?

Não. Ninguém ficará em pé, exceto aqueles que devem ficar em algum momento como seguranças e obreiros. São dez mil lugares e assim como não é permitido guardar lugar para quem está atrasado, também não é permitido ficar aglomerado em pé. Como fazer isso? No projeto de logística é determinado um número "x" de pessoas para comparecer por igreja, por exemplo: cem pessoas por igreja, nada a mais, nada  menos (período de inauguração). Enquanto não fechar as cem, não é liberado o ônibus na data combinada e também não pode ser cento e um. Embora imprevistos aconteçam e uma ou outra pessoa não possa comparecer no dia em que sua credencial é válida, isso não impede que antes que todos cheguem, a igreja já saiba quantos estarão dentro do Templo  quando as portas se fecharem. Por isso, ninguém entra no Templo sem ter comparecido a uma reunião e obtido sua credencial, pois nesta será determinado a data e horário da visita, bem como os pastores solicitarão dados de contato para posterior confirmação da ida do membro ou visitante ao Templo de Salomão. Tudo foi previamente determinado para evitar maiores imprevistos.

Por que Políticos e Celebridades no Templo de Salomão?

A primeira reunião se deu dia 19 de julho (Sábado) em uma reunião voltada apenas para pastores, esposas de pastores e obreiros, mas a inauguração oficial foi dia 31 de julho e todas grandes autoridades do país foram convidadas, independente do partido ou da empresa em que trabalham. Mas não era possível prever se os convidados compareceriam ao evento em que foram convidados, principalmente em ano eleitoral. O Senhor disse: "Vinde a mim como estás..." e sendo assim toda pessoa tem direito a verdade. Ou vai me dizer que só porque alguém seguiu carreira política ou artística está condenada ao inferno sem chance de salvação? Lembre-se: As pessoas que ganham mais que você, também são seres humanos passíveis de erros e acertos como toda a humanidade. Não seja injusto.

Na Universal tem casos de artistas famosos que compareceram à uma igreja e solicitaram tratamento VIP. Isso mesmo, elas queriam ir a reunião, mas também queriam que os obreiros e pastores as escondessem para que ninguém os visse, tanto imprensa quanto anônimos. O pedido foi negado e a igreja se posicionou dizendo que todos são bem vindos e ninguém deve ter tratamento distinto diante de Deus. Todos que comparecerem sentam-se nos bancos juntos aos demais membros e assistem a mesma reunião. Todos tem direitos e deveres iguais.

As Mentiras Sobre a Igreja Doar Dinheiro a Campanha Eleitoral

Um grupo de notícias leviano que faz lavagem cerebral nas pessoas que tem preguiça de ler e interpretar textos andou noticiando que houve doação onerosa por parte da igreja para uma campanha politica. A igreja não se envolve nos valores de campanha nem mesmos dos candidatos da denominação, quanto mais de terceiros. Em ano eleitoral, todo aquele que possui cinco segundos menos de atenção que o concorrente vai atirar pedras. O eleitor só tem que separar uma coisa da outra. A igreja saiu a público através da assessoria de imprensa oficial do órgão para desmentir tais acusações.

Mas e o Templo de Israel? Não é lá que deveria ser construído?

Quando um Templo for levantado em Israel ( e será, não tenha dúvida disso) já haverá ocorrido o arrebatamento. Quando este se reerguer o mundo estará em busca de paz e aparecerá um líder mundial que prometerá essa falsa paz e o Templo será reconstruído.  Haverá três anos e meio de paz e nos três anos e meio seguintes esse líder de paz se manifestará como o anticristo e haverá então sofrimento intenso entre aqueles que não foram levados pelo Senhor e mais ainda para aqueles que não aceitarem o anticristo. O Templo de Salomão no Brasil surgiu como uma direção do Espirito Santo e servirá como uma nova ou última chance para as pessoas se aproximarem de Deus, pois os sinais tem se cumprido. O Templo do apocalipse, cumprirá a promessa de ser construído em Israel, pouco antes da ira de Deus contra os impios e o próprio diabo.

E quem não acredita?

Simples: é só não acreditar, oras! Eu não acredito no papai noel, mas nem por isso acho que deve-se acabar com as campanhas para dar brinquedos e comida à crianças pobres no fim do ano. Eu não comemoro natal, mas não acho que este deve ser exterminado,  ao contrário, deve ser uma oportunidade para fazer a diferença e ser diferente diante de situações que já pré determinaram a sua reação. Eu não torço para o time "B" mas falar mal dele não fará com que o meu time "A" venha a vencer. Cultural ou não, aceito ou não, gostando ou não, o Templo está construído e odiá-lo não mudará nada na situação do país, da pessoa indignada ou da igreja. O que falta em muita gente é ao invés de gastar saliva criticando, que tal gastar essa mesma saliva para ir até os drogados, prostitutas e depressivos falar de Deus? Será que há medo da rejeição ou o constante discurso moralista é pura hipocrisia? Responda a si mesmo. 

Outro ponto bem interessante  para refletir na hora de falar mal desse Templo é se perguntar: O que Jesus Faria? Será que Ele diria que o Templo e as pessoas que ali  estão não prestam ou olharia para as pessoas que estão sinceramente buscando por Ele? Será que ele daria um tapinha nas suas costas e diria: "Você está certo, vamos acabar com eles!" ou diria " Com o mesmo peso que julgar, serás julgados."

Repercussão mundial

O Discovery Channel veio até o Brasil para gravar um documentário exclusivo sobre o templo. Além disso a imprensa de todo o mundo tem divulgado o monumento e há diversas pessoas saindo de outros países para conhecê-lo, inclusive pessoas que não seguem nenhuma religião ou que por muito tempo foram católicas. Jornais espanhóis e ingleses noticiaram em manchete de seus tabloides que o Templo deixou o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, pequeno. Diversos profissionais de imprensa de todo o mundo tem comparecido nas proximidades do Templo para realizar matérias especiais para seus respectivos programas.

Transparência

Durante quase quatro anos, através do site http://www.otemplodesalomao.com foi mostrado ininterruptamente a construção do templo 24 horas por dia. A construção não parou em feriados ou finais de semana. A obra era fiscalizada pelos próprios membros e o valor arrecadado era divulgado, bem como havia uma espécie de "régua" que media em porcentagem quanto do templo havia sido construído e quanto ainda faltava. O site continua no ar, mas como este já fora construído, possui informações quanto a cada espaço do templo, regras de visitação, como chegar no local, etc.

O Boicote
No dia da inauguração, tudo parecia perfeito aos olhos de todos, mas não foi assim o tempo todo. Um grupo de pessoas vazias que ficam dando voltas para se encontrar e que só precisam perceber que o único caminho que vai lhes conferir a resposta desejada é Jesus Cristo, marcaram uma grande manifestação em frente ao Templo durante a inauguração. Sabe o que aconteceu? Nada! Não apareceu "viva alma" no lugar. Tudo estava prestes a começar e assim que a presidente da república, Dilma Roussef, chegou, as luzes do salão principal se apagaram. Os eletricistas da igreja não sabiam como resolver o problema por um simples motivo: Tudo estava funcionando perfeitamente e não houve queda de energia. Depois de cinco minutos de muita aflição a luz voltou a funcionar "misteriosamente". Os eletricistas não sabem como resolveram o problema, pois não havia problema. Após o término da inauguração descobriram que alguém boicotou o sistema de energia do salão principal, a fim de estragar a cerimônia. Mas parece que Alguém permitiu que prosseguisse.

Parte da imprensa inventou inúmeras situações caluniosas envolvendo a igreja na semana da inauguração. O objetivo era atrair aquelas pessoas com "mente fraca" que comentam publicações de jornais e revistas na internet sem antes ler o conteúdo, a fim de conseguir polêmica e problemas que impedissem o Templo de seguir em frente. Nenhuma das acusações feitas foram provadas e mais do que isso, receberam argumento legal como resposta. Tudo ou melhor "todos" os "raivosos" daquele momento agiam para que aquele dia fosse o maior fiasco da história, mas foi um sucesso e o homem que um dia prenderam arbitrariamente e que posteriormente o absolveram da acusação, não estava caído diante da multidão.  A cada pedra lançada, ele estava mais forte e recebendo as pessoas que dirigem esse país. Talvez os que torceram contra não perceberam mas algo saiu errado nesse dia e não foi para a igreja, para os cristãos que compareceram, tão pouco para as celebridades e representantes políticos. A pegunta é: Será que alguém sabe o que foi que saiu errado? Se suas incessantes notificações do Facebook permitirem, pare para refletir.

Mídia Sensacionalista Mente Sobre a Revista de Cristãos no Templo

Três grupos levianos de notícias, acompanhados por "Marias vai com as outras" tem noticiado que haverá uma dura revista à todos que chegarem no local. Entenda que revista será essa:

O templo não tem como objetivo se tornar um ponto turístico,  mas sim um lugar santo. Em Aparecida você encontra pessoas de todo o mundo que vão até o local fotografar, mas não querem nada com Deus. O padre está realizando a missa e PÁ! Lá está um turista cegando todo mundo com o flash de sua câmera. O Templo não quer esse turismo, portanto, não é permitido a entrada de pessoas com câmeras, filmadoras, gravadores ou celulares no local. Na porta haverá detectores de metais, bem como seguranças, se for identificado algum dispositivo de gravação ou comunicação a pessoa não poderá entrar com ele. Existe um local para guardá-los e retirá-los na hora de ir embora, mas lembre-se que são dez mil pessoas e isso pode acarretar algum estresse. A pessoa tem a opção de deixar o celular no ônibus da caravana, entretanto, alguns motoristas não aceitam que bens sejam deixados, pois estes não querem se responsabilizar por objetos perdidos. Logo, para evitar esse problema, deixe o celular em casa. Existe vida sem o celular, os selfies constantes e a comunicação incessante com conhecidos e desconhecidos das redes sociais. Experimente algumas horas sem eles, você vai gostar. 

É permitido entrar com bolsas no Templo, entretanto as mulheres são orientadas ainda na igreja a não carregarem a casa dentro da bolsa, pois o sistema de segurança do Templo funciona como um banco, o segurança vai pedir para abrir e mostrar o que está impedindo a passagem. Tem mulher que carrega uma bolsa gigante que cabe ela dentro e ainda está saturada de objetos que nem usa, então nunca se esqueça: são dez mil pessoas para entrar. Evite inconvenientes para você e para quem está na fila atrás de você, leve apenas o necessário. Também há o risco do motorista não permitir que deixe bolsas no ônibus. Combine na igreja como será o sistema de alimentação no dia da caravana. Algumas preparam almoço e comem na igreja antes de sair (dependendo do horário da reunião) e outros preparam um lanche reforçado para comer no ônibus. Combine antes para não ficar carregando mochilas com alimentos.

Ninguém terá tratamento especial para entrar no templo. As regras são as mesmas para membros, visitantes, pastores e obreiros. Evite problemas, siga as regras. Respeitando, todo mundo sai ganhando.

A Imprensa Inventa que Falsos Fieis Disseram que esta Será a Casa do Anticristo

Um seguimento de jornalistas levianos e muito, muito "assustados", anunciou um dia antes da inauguração oficial do Templo que membros da igreja afirmaram que ali vai se assentar o anticristo. Bom, isso já foi explicado em um tópico anterior, portanto a única coisa a dizer é: se alguém acredita em membros de sociedades secretas que visam a diminuição populacional e ativistas políticos, então são tão levianos quanto eles. Eles tem medo que você entre lá e descubra aquilo que a própria religião tem escondido das pessoas há muitos anos. Eles sabem que uma nação que pensa sozinha vence uma guerra antes que ela comece. Você deveria saber disso também.

O Templo de Salomão e a IURD tem ligação com a Maçonaria?

Bom, como todos sabem, a maçonaria realiza rituais semelhantes ao de bruxaria. Essa sociedade secreta que só permite a entrada de pessoas indicadas, entrevistadas, que paguem a mensalidade da loja em dia, entre outros quesitos, baseia-se em ocultismo e adoração pagã. Sabendo disso, eu me pergunto: Será que a maçonaria se envolveria com uma igreja que  deixa claro a sua postura contra a macumba, bruxaria, ocultismo e paganismo e que está em 170 países dizendo para todos que quiserem ouvir que Jesus Cristo é o Senhor? Eu acho que não. Mas sei lá, tem gente paranoica que acredita.

Alguns anti universal (assim como todos os “antis” existentes no país) afirmaram em seus blogs pré elaborados pelo domínio gratuito que fazem parte que o fundador da igreja seria o anti cristo. Confesso que adoro pesquisar diferentes culturas. De todas que mais me surpreendeu foi a diversidade "sinistra" que ocorre na Índia (E não estou estou falando de pele). Mas às vezes surgem coisas tão estúpidas que superam as situações mais bizarras já conhecidas. Que  iluminatis existem todo mundo sabe, mas no Brasil todo mundo é iluminati. Basta você fazer algum gesto regional ou dizer algo que as pessoas não estão preparadas para ouvir e pronto, você é “do mal” aos olhos que "tudo vêem" dos atiradores de pedra “bonzinhos”. Será mesmo que o diabo ia querer ser o Macedo? Será que ele ia querer ser um homem que alerta as pessoas sobre os enganadores, que deixa claro que só é possível conquistar a salvação aceitando Jesus Cristo como único salvador? Cara, se ele quiser, então o diabo é mais burro do que eu podia imaginar. É o mesmo que querer ser destruído. É um exemplo tosco, mas não dá para ser diferente.

Quando o anticristo se manifestar, ele será um líder pregando a paz e Jesus já terá levado quem deveria ir... Antes disso aparecerão outros líderes que são conhecidos como anticristos também, os que antecedem o verdadeiro. Eles pregam a paz e ganham o carisma de pessoas de todas as religiões e pensamentos. Eles surgem e dizem coisas que todos querem ouvir, mesmo não sendo verdade. Se você quiser ampliar o seu nível de paranoia, comece a pesquisar quem está fazendo isso atualmente em todo o mundo, só ressalto que ele agradou a todos dizendo que o inferno não existe, que Adão e Eva nunca existiram e que todos devem lutar pela paz mundial. Pronto!  Agora é com você. 

As pessoas não costumam simpatizar com o fundador da IURD. Se ele dizer paz, o Brasil diz guerra. A maçonaria prega a liberdade, igualdade e fraternidade, logo seus membros engravatados precisam passar uma "boa imagem" aos desconhecidos. O bispo Macedo seria uma "mancha" para essa sociedade "secreta". Então, fora de cogitação. Vamos ser realistas, maldade há em toda parte e seja lá qual for a sua opção religiosa, o mal sempre vai atentar as pessoas, mas você precisa perceber que tem um cérebro dentro dessa sua cabeça dura e que usá-lo faz toda a diferença.

Para finalizar, a maçonaria quer sim uma réplica do Templo de Salomão, mas é lá no monte Muriá, não na Avenida Celso Garcia no centro de Sampa. É lá onde foi construído os dois outros tempos destruídos e que hoje existe uma mesquita e que quando isso acontecer, vai ter uma grande briga entre líderes do oriente médio e talvez até do mundo. Certamente haverá derramamento de sangue, afinal, acha mesmo que os muçulmanos vão concordar facilmente em derrubar sua mesquita e que Israel vai concordar com essa "invasão" sabendo-se das profecias apocalípticas? Mas será construído, fique tranquilo. Não dá para mudar o que está Escrito nas escrituras e em um dia que ninguém sabe quando, acontecerá. Pare de se preocupar com a Nova Ordem Mundial “inaugurada” por Busch pai na década de 90 e que só tem se desenvolvido todos os dias. Olhe ao seu redor e veja que algumas coisas estão acontecendo diante dos seus olhos e não são mais coisas do imaginário das pessoas. Se preocupe (se quiser se preocupar com alguma coisa) com a verdade e pare de procurar pelo em ovo!

Conclusão

Não sei se você já parou para pensar, mas porque será que essa igreja irrita tanto a mídia? Por que será que essa igreja, mesmo sem dizer nada contra as outras denominações, é criticada pelos adeptos a ondas similares do protestantismo e o mais importante, por quê mesmo com tantas criticas, essa é a denominação que mais cresce no Brasil e no mundo, abrindo dezenas de novas igrejas todos os meses, inclusive na Nigéria e países de maioria muçulmana quando tudo parece impedir o progresso? Por que as pessoas que entram nessa fé se tornam tão firmes em seus propósitos?

Talvez a resposta esteja na própria pergunta! Se vivemos em um país laico, porque tanta rixa entre supostos seguidores do mesmo Deus? Não sei a resposta, ou talvez tenha chegado à uma conclusão, mas acho melhor que cada um reflita a seu modo sobre o assunto.

Se todos seguem o mesmo Deus, independente da placa de seus templos, por quê ao invés  de perder tempo criticando, não saem falando a verdade para as pessoas que não a conhecem ao invés de confundi-las com raiva, fanatismo e falta de conhecimento? Bom, essa resposta está em cada pessoa e depende de cada um. 

Se você não gosta de pagode, você não ouve pagode, você ouve o que gosta, afinal: para quê ouvir o que não gosta só para criticar? Se você não gosta de cães ou gatos, para quê vai à uma feira de adoção? Se você detesta o Time C, por quê deixar de torcer para seu time para se estressar criticando o adversário? Tem coisas que são tão óbvias.

Bom, com respostas ou não, essa foi uma pequena descrição do que é o Templo de Salomão em São Paulo. Alguns esclarecimentos foram necessários, mas tenha certeza de uma coisa: Mesmo sendo no Brasil, mesmo com o mundo focando nesse país, mesmo com alguns aflitos cogitando a possibilidade de se voltar a Deus e de todos os esclarecimentos a cerca do Templo, não é (nem será) possível mudar a forma como as pessoas pensam e creia, surgirão muitas outras criticas. Leia esse artigo novamente daqui um ano e veja quantas outras acusações falsas terão surgido. Creio que esse nome será relacionado por "medrosos" em muitos meios de comunicação e até mesmo processos, mas tem uma coisa mais louca ainda: nada será provado contra esse povo. Eu não sei como ou por quê, mas Deus dá sentido as coisas loucas. O fato é que não importa a  sua religião ou se tem religião, o fato é que, será que só eu percebi que quanto mais perseguem esse povo, mas forte eles ficam e mais eles prosperam e quanto mais criticam, acusam, difamam, mais vezes tudo acaba bem? Talvez seja hora de "fingirmos" que conhecemos o que Deus e o que Jesus ensinou de verdade e passarmos e olhar para nós mesmos e pensar: Por que essa gente que acuso de ladrões estão crescendo e eu que faço tudo certo não estou? O acerto é relativo, experimente ser imparcial para descobrir. Enquanto o "Eu" for o sujeito absoluto de sua frase não será possível entender. Mas isso é pessoal, e cada um faz o que bem entende. Querendo ou não, isso é Brasil, isso é um Estado Laico e só acusamos aqueles que de alguma forma nos incomodam, mas a pergunta é: porque incomoda? Você sabe. Nós sabemos. Eles sabem. Todos precisam saber. Mas isso também é relativo. Uma dica: Busque a verdade por você mesmo. Não seja um piolho que vai pela cabeça dos outros. Se quer saber, bote a mão na massa e TCHARAM! Se empenhe para a receita dar certo!
_______________________________________________________________________________  Sobre o Autor
SEU_NOME
Syl é jornalista, pianista, apaixonada por carros e artes (em especial a primeira e a sétima) e muitas outras coisas. Nas horas vagas compartilha conhecimento no fantástico mundo da bloguesfera.  

Um comentário:

  1. Muito realista e inteligente esta análise.A receita já deu certo.Parabéns pelo conteúdo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...