sábado

São Paulo possui os dois primeiros hospitais veterinários públicos do Brasil


A iniciativa confere 100% do atendimento gratuitamente e é considerado o único no mundo com a atual estrutura. O hospital público mais próximo da estrutura dos hospitais paulistas fica no Canadá, mas lá é cobrada uma taxa de atendimento aos proprietários dos animais.

Em julho de 2012, a cidade de São Paulo ganhou seu primeiro hospital veterinário público. Localizado no bairro do Tatuapé, zona leste da capital, a iniciativa tornou-se pioneira e inspirou outras cidades a realizarem projetos semelhantes.

O hospital é o resultado do convênio da prefeitura coma Aclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais). Diariamente são realizados 30 novos atendimentos, além de retornos e cirurgias diversas.

O objetivo do hospital público é atender a população carente, em especial aqueles que recebem algum benefício da secretaria de promoção social ou do governo federal. Todos que recebem a senha para atendimento são avaliados por uma assistente social, a fim de analisar se aquela pessoa realmente não pode pagar pelo tratamento veterinário.
A maioria dos casos que tem chegado no hospital desde a sua inauguração, há três anos, são de animais que foram atropelados ou agredidos (normalmente “chutados”) por conta da irresponsabilidade de donos que querem criar animais soltos nas ruas. Muitos dos casos resultaram em amputações ou danos permanentes ao animal, o que aumenta os riscos do cão ou gato ser abandonado por esse mesmo dono que buscou ajuda no hospital veterinário público.

Muita gente chegava de madrugada no hospital a fim de conseguir uma senha de atendimento. Para evitar esse problema, o hospital passou a entregar as senhas um dia antes, ou seja, se a pessoa busca senha para a quarta-feira, deve comparecer no hospital na terça-feira para obter a senha com antecedência. O limite diário da unidade do Tatuapé é de 30 novos casos, totalizando até mil casos mensais.

Em 2014, foi realizado um levantamento e chegou-se à conclusão que cerca de 30% do atendimento realizado no hospital, provia de moradores da zona norte da cidade. Com isso, foi possível que o convênio com a prefeitura autorizasse uma segunda unidade no Tucuruvi, zona norte da capital. Nessa nova unidade, o limite diário de novos atendimentos é de 15 casos, somando-se com a unidade da zona leste, são 45 novos atendimentos por dia.

O número de atendimentos ainda é muito baixo, levando-se em consideração que a cidade tem quase doze milhões de habitantes e que 80% dos casos de abandono de animais por conta de problemas de saúde provém de famílias carentes que não tem como custear tratamento veterinário, que no caso de São Paulo tem um valor superior à outros estados.

Os atendimentos realizados gratuitamente nas duas unidades do hospital são:
ü Clínica médica;
ü Cirurgia geral;
ü Cirurgia oncológica;
ü Cirurgia ortopédica;
ü Cirurgia odontológica;
ü Dermatologia;
ü Endocrinologia;
ü Laboratório de análises clínicas;
ü Internação;
ü Terapia intensiva;
ü Ultrassom.
Vale ressaltar que as duas unidades só atendem moradores do município de São Paulo, logo, não adianta alguém vir do interior, litoral ou região metropolitana em busca de vaga. De repente até consegue, mas há 99,9% de chances de não conseguir, por isso, ligue antes para não perder viagem.

A gratuidade inspirou municípios de São Paulo e de outros estado a criarem os seus próprios hospitais. Barueri, a cidade modelo do país, já anunciou que irá construir um hospital veterinário gratuito, da mesma forma que os da capital, com atendimento exclusivo para moradores do município devidamente cadastrados no sistema de identificação do cidadão através do Cartão Barueri.

No ano passado também foi anunciado a criação do hospital veterinário público de Recife, seguindo os mesmos parâmetros dos projetos anteriores.

As unidades paulistas também realizam até cinco atendimentos de urgência diariamente, ou seja, são aqueles atendimentos atípicos e urgentes onde o animal corre risco de morrer se não for atendido rapidamente.


Abandono

Negão foi abandonado no hospital pelos donos
Infelizmente, tem pessoas que se dão o trabalho de enfrentar fila para obter senha, fazer seu cadastro junto ao hospital e abandonam seus animais no local.


Casos de cães doentes ou feridos do qual os donos nunca mais voltaram para os buscar, só mostra que a lei que criminaliza o abandono no estado é muito branda com pagamento de multa, não conferindo medo por partes das pessoas, que se não abandonassem no hospital, deixaria os animais em qualquer via pública.


Como e onde obter atendimento veterinário gratuito

Para ser atendido, é obrigatória a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Quem fizer parte de algum programa social do município, estado ou governo federal, como Renda Mínima e Bolsa e Família, é solicitado levar o cartão ou respectivo comprovante do benefício a fim de agilizar a avaliação com a assistente social. Mais uma vez é importante frisar: o atendimento é destinado aos animais cujo seus respectivos donos residam no município de São Paulo.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Endereço da unidade da zona leste:
Endereço: Rua Professor Carlos Zagotis, 3 – Tatuapé – São Paulo – Próximo da estação Tatuapé do Metrô
Telefone: 11 2667-7804

Endereço da unidade da zona norte:
Avenida General Ataliba Leonel, 3194 - Vila Dom Pedro II, São Paulo – Próximo da estação Parada Inglesa do Metrô
Telefone: 11 2478-5305

Além destes, há atendimentos em algumas universidades paulistas, públicas e privadas, entretanto vale salientar que eles podem cobrar uma taxa, ainda que o tratamento seja gratuito. Por isso, informe-se com antecedência como funciona o atendimento em cada universidade.

Hospital da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo - USP

É necessário levar o animal para uma triagem (avaliação geral) gratuita. Se o caso diagnosticado for atendido, uma consulta é agendada. A faculdade cobra tarifas para consultas e para procedimentos realizados, que variam de um caso para o outro. Maiores informações contatar pelo telefone: Telefone: 3091-1248 ou 3091-1364

Endereço:
Endereço: Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87.
E-mail:
 hovet@usp.br

UNIP
Universidade Paulista (Hospital Veterinário) - Atendimento: 8h -16h
Av. Tenente Júlio Prado Neves, 965 - São Paulo - SP
CEP 02370-000 - Tel.: (11) 2262-1441


Não atendem casos de urgência, apenas tratamento e consulta de rotina.  Só atendem com horário marcado, ligar antes na universidade a fim de agendar um dia a horário para atendimento.

Hospital Veterinário (Hovet) do Complexo Educacional FMU

Av. Ministro Nelson Hungria, 541, Real Parque
Atendimento: das 07h30 às 16h30
Tel.: (11) 3758-1461 ou 3758-1462
E-mail: hv@fmu.br 

Atendem: cardiologia, dermatologia e cirurgias. Ligar antes para saber quando pode comparecer à unidade.

Para lhe ajudar a compreender melhor como funciona o atendimento gratuito nos hospitais públicos, segue alguns vídeos de reportagens realizadas no local.






_____________________________________________________________________________  Sobre a Autora do Artigo
SEU_NOME
Syl é jornalista, pianista, apaixonada por carros e artes (em especial a primeira e a sétima) e muitas outras coisas. Nas horas vagas compartilha conhecimento no fantástico mundo da bloguesfera. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...