Júlio César Soares de Espíndola ou simplesmente Júlio César para os mais "íntimos" é o nome do goleiro da seleção brasileira que participa de sua terceira Copa do Mundo, segunda como titular.
Júlio começou sua carreira quando ainda era menino pelo time carioca Grajaú e quando estava nas categorias de base do Bangu, foi contratado pelo Flamengo. Mas nem sempre ele foi um astro do futebol, antes disso teve de ter muito treinamento e muita, muita paciência. No primeiro e segundo ano no clube carioca, Júlio só entrou em campo em competições nacionais duas vezes. No terceiro ano nem pisou no gramado como titular em competições nacionais, mas foi em 2000 que o país começou a conhecer quem era o goleiro reserva do Flamengo com suas dezessete participações nas principais competições.
Em 2001 foram trinta e duas participações, sem contar os jogos pelo Campeonato Carioca. Seu ano com mais jogos no clube foi em 2003, pisando nos gramados quarenta e seis vezes. Logo o mercado da bola na Europa começou a reparar no talento de Júlio e em 2004 foi contratado pelo clube italiano Internazionale. Em seu novo time, amargou o banco de reservas por quase dois anos, sendo emprestado para o clube Chievo, de onde não participou de nenhuma partida. Em 2006 retorna do empréstimo para o Internazionale e tem a oportunidade de mostrar porque levantou onze troféus de campeão enquanto jogava no Brasil. Saiu do Internazionale no começo de 2012 com saldo de trezentas partidas com a camisa do time.
Por quase dois anos jogou no time inglês Queens Park Rangers de onde saiu no inicio de 2014 para jogar no time canadense Toronto FC. Além de jogos com a camisa dos times por onde passou, Júlio participou de vários jogos como goleiro titular do Brasil em amistosos, eliminatórias, Copa América, Copa das Confederações e Copa do Mundo, sendo 90 jogos só em 2014.
O atual camisa 12 da seleção já foi alvo de muitas criticas do torcedor brasileiro e da imprensa sensionalista (parte dos brasileiros não conseguem torcer sem reclamar, a culpa tem sempre que ser de alguém. Oh, Brasil! Teu povo é estranho!). A imprensa internacional chegou a dizer que o técnico brasileiro Luis Felipe Scolari, o "Felipão", teria comprado uma briga com a torcida e com a CBF ao escolher o goleiro mesmo depois de uma eliminatório precoce na Copa de 2010, onde a responsabilidade caiu sobre Júlio (como se não houvesse dez homens diante da linha, apenas ele). Mas Felipão não deu ouvidos as criticas e o manteve no time, contrariando muitos ao convocá-lo para a Copa de 2014.
Assim como em todas as suas partidas, Júlio mostra porque é bom de reflexo e faz defesas espetaculares. Na partida das Oitavas de Final da Copa do Mundo 2014 realizada no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte, o goleiro não só fez boas defesas contra o time chileno, como defendeu dois penaltes da decisão, levando o Brasil para as oitavas de final.
Pai de dois filhos de doze e de nove anos e casado a quase treze anos com a atriz brasileira Suzana Werner, o goleirão brasileiro espera pela próxima partida contra a Colômbia, ciente de que ele pode sair do gramada exaltado por uma torcida "de lua" ou vaiado por um torcedor "fiel" e uma imprensa marrom que adora destruir uma carreira de anos em um só lance na área.
O bom desempenho de Júlio pode abrir oportunidade de times europeus se interessarem pelo camisa 12 do Brasil durante a temporada de venda de jogadores, mas o foco agora é na próxima partida. Assim como Júlio, outros atletas que já passaram dos trinta, já conhecem muito bem essa profissão cheia de altos e baixos em campo, prova disso é o ex goleiro Marcos do Palmeiras, o ex atacante Ronaldo e o atual goleiro titular do São Paulo Rogério Ceni. Infelizmente, para certa parte da torcida não basta ser bom, tem que ser ninja, sambar na cara do adversário e ainda dar piruetas. Colocando a parte "modinha" da torcida de lado, devemos estar cientes que temos onze jogadores em campo, ou seja, uma equipe, logo não devemos colocar toda a pressão ou insatisfação em um só jogador. Dessa forma vamos juntos enfrentar mais esse duelo decisivo da seleção canarinho, afinal todas as seleções classificadas até o momento tem chances de ganhar o mundial, mas só uma tem condições de ser o primeiro e único hexa mundial de futebol, e essa seleção é do Brasil!
_______________________________________________________________________________
Sobre o Autor
Syl é jornalista, pianista, apaixonada por carros e artes (em especial a primeira e a sétima) e muitas outras coisas. Nas horas vagas compartilha conhecimento no fantástico mundo da bloguesfera. Siga @SylOficial
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário