quarta-feira

A Importância do Brasil na HIstória da Copa do Mundo da FIFA


Ouvimos falar da Copa do Mundo e já imaginamos a seleção canarinho em campo erguendo o taça Jules Rimet, mas você sabe desde quando o Brasil marca presença no mundial de clubes? Pois saiba que o Brasil está presente na competição desde a primeira edição em 1930.

Na primeira edição, assim como todo projeto executado pela primeira vez, a competição começou devagar e sem muita estrutura. Contou com apenas treze seleções e estas não passaram pelo acirrado grupo das eliminatórias, sendo escolhidas a dedo pela FIFA. Apesar da seleção brasileira contar com excelentes jogadores, houve uma disputa cheia de brigas, egos super saturados de egoísmo e calculismo entre times cariocas e paulistas que impediram que os jogadores de maior destaque no país participassem do mundial. Dessa forma, o país foi eliminado na primeira fase e quem consagrou-se campeão foi o dono da casa: o Uruguai.

Em 1934 o Brasil mais uma vez foi prejudicado por uma briga entre times considerados da Elite. A briga era tão séria que jogadores de destaque do Palmeiras como Junqueira, Tunga, Romeu, entre outros, foram escondidos em uma fazenda no interior de Matão para não serem convocados. Para que eles não fugissem, guardas armados ficavam em frente a fazenda. Como consequência,  o país mais uma vez não pode contar com os melhores jogares e a seleção branca e azul (era assim o uniforme da seleção nessa época) foi eliminada no primeiro jogo com derrota para a Espanha por 3x1. Mesmo com a derrota, o Brasil participou de dois amistosos: um contra a Iuguslavia, onde perdeu por 8x4 e um empate com o time local italiano Gradjanski. O campeão daquele ano foi a anfitriã Itália.

Em 1938, já mais madura e sem a repetição dos problemas que a prejudicaram, a seleção fez a sua melhor campanha do mundial terminando a competição em terceiro lugar. Naquele ano a Itália conquistou o Bi.

Nos anos de 1942 e 1946 deveria ter ocorrido o total de duas edições da Copa do Mundo, certo? Errado, pois o mundo se encontrava em verdadeiro caos em virtude da segunda guerra mundial e por isso o mundial foi suspenso por doze anos, retornando em 1950 em território brasileiro. Na ocasião, o Brasil era o favorito e o seu espetacular futebol do Brasil já era cobiçado e admirado em todo o mundo. A seleção brasileira foi para a final com o Uruguai e só precisava de um empate para se consagrar campeão do mundo pela primeira vez, mas o que ninguém esperava aconteceu: o Uruguai virou o jogo e venceu o Brasil por 2x1 levando o segundo título. Com o Maracanã lotado com quase duzentos mil torcedores, o riso se converteu em lágrimas e os gritos de euforia se tornaram silenciosos em um misto de decepção com descrença do que acabava de acontecer.

No ano de 1954 o Brasil estreou a camiseta amarela com o calção azul, que apesar das opções e inovações  prevalece até os dias de hoje. Após a derrota surpreendente de 1950, o uniforme antigo - camiseta branca e calção azul usado pela seleção desde 1919 - passou a ser considerado simbolo de azar. Mudar o figurino não adiantou muito, pois mais uma vez a seleção passava por um período conturbado e de extrema desorganização nos bastidores a ponto dos jogadores mal conheciam o regulamento da competição. Venceu o México e empatou com a Iuguslávia, se classificando para as quartas de final, mas quando esteve diante da Hungria (considerada uma das melhores seleções daquele ano) o Brasil caiu por 4x2, sendo eliminada da competição e adiando o sonho de obter sua primeira Jules Rimet. O campeão daquele ano foi a Alemanha e a copa foi disputada na Suiça.

1958 e o sonho enfim se realizou. O Brasil  passou pela Inglaterra, União Soviética e Áustria. Venceu o País de Gales, goleou a França por 5x2, venceu a Suécia por 5x2 e consagra-se campeã do mundo pela primeira vez. Nessa Copa destacavam jogares como Garricha, Pelé, Mazzolla, Zagallo, Zito, Vavá, Gilmar, Didi, entre outros que ficariam marcados para sempre na história do mundial e dos clubes por onde passaram. A disputa desse ano rolou nos gramados suecos.

1962 e o Brasil decidiu mostrar porque o país tropical é a terra do futebol eliminado a Inglaterra nas quartas e o Chile na semi final. Na grande final, bateu a Tchecoslováquia por 3x1 e levantou a taça do Bi Campeonato, com destaque especial para os jogadores Zagallo, Garrincha e Vavá que participaram da última copa. Título obtido nos gramados Chilenos.

O Brasil buscava incansavelmente o tri na Copa de 1966, mas já entrou na competição sem estrutura e com nítida desorganização, chegando a convocar mais de quarenta jogadores para disputar o mundial. mesmo com o lançamento de seu primeiro mascote, a desorganização se refletiu nos gramados e a seleção perdeu para Portugal por 3x1, sendo eliminado em território inglês. O canpeão daquele ano foi a anfitriã Inglaterra.

Copa de 1970 e após quase quatro anos de preparação, o Brasil consegue se consagrar a única seleção a vencer três vezes o mundial da FIFA e com isso ganha o direito de ficar com a taça Jules Rimet. Até então, o vencedor só podia ficar com a taça pelo período de quatro anos, tendo de transferi-la ao ganhador da copa posterior na final do campeonato. A vitória se deu no México, em um dos maiores estádios do mundo: o Estádio Azteca e o jogo final foi de 4x1 sobre a seleção italiana.

1974 e Zagallo e companhia lutavam pelo tetra campeonato, mas as criticas da imprensa e seu poder de manipular a opinião do torcedor desestabilizou a seleção que acabou sendo eliminado na Alemanha e deixando o título para os donos da casa.

A Copa mais polêmica de todas certamente foi a de 1978, disputada na Argentina. O Brasil não fez o futebol arte que os torcedores estavam acostumados, mas conseguiu o terceiro lugar da competição invicto, sendo eliminado da final por um empate, que poderia ter sido o suficiente para disputar a final, mas de uma hora para outra a seleção que não era uma das favoritas, apesar de ser a dona da casa e diante de um forte adversário, o Peru, a Argentina de uma hora para outra goleou o por 6x0 e foi a final, consagrando campeã pela primeira vez, mas despertando dúvidas a respeito da legitimidade do título em todo o mundo. Nessa competição, o técnico do Brasil, Cláudio Coutinho, chegou a criar uma frase que até hoje é lembrada em programas esportivos: "O Brasil foi o campeão moral da competição."

1982 e a seleção liderada pelo técnico Telê Santana era a favorita para levar o título em território espanhol, mas não conseguiu passar pela Itália, sendo eliminada da competição. A Itália foi para a final com a Alemanha e venceu a competição daquele ano, sendo considerada a "zebra" da vez.

Definitivamente, o Brasil focava o tetra campeonato, mas esquecia-se do principal: se preparar adequadamente para a competição. A Copa de 1986, disputada de última hora no México, foi marcada por uma série de problemas com a equipe brasileira. Para começar, vários jogadores sofreram lesões, Renato Gaúcho foi cortado por indisciplina e o companheiro Leandro decidiu acompanhá-lo no corte após falta disciplinar. Sócrates e Junior não estavam em seu melhor momento e Zico estava se tratando intensivamente com a esperança de conseguir entrar em campo. Com muita luta conseguiu chegar as quartas de final, sendo eliminado nos pênaltis pela França.

O Brasil foi campeão da Copa América em 1989 e isso serviu de motivação para buscar a conquista do mundial de 1990, disputado na Itália, mas uma competição marcado por desentendimentos com técnico e de uma série de negociações de jogadores e até do técnico com clubes da Europa durante a Copa do Mundo, desencadearam aquilo que era previsível mais cedo ou mais tarde: o Brasil foi eliminado pela Argentina nas oitavas de final.

Quase ninguém acreditava na seleção brasileira de 1994, tão pouco em seu técnico - Carlos Alberto Parreira, mas a seleção tapou a boca de muita gente ao se consagrar a primeira seleção a conquistar o mundo pela quarta vez na terra do tio Sam. Com uma equipe marcada por grandes nomes do futebol, como Romário, Bebeto, Rogério e Romário, o título emplacou definitivamente a marca de país do futebol em todo o planeta.

1998 e a anfitriã da vez é a França. Todo o mundo acreditava no penta brasileiro, até mesmo seguimentos esportivos franceses e com toda essa confiança o Brasil foi para a final com a França. O problema é que de justamente na última partida algumas situações um tanto "confusas" começaram a acontecer. De repente, Ronaldo, considerado o melhor jogador do mundo na época, passou por convulsões a noite e não conseguiria desenvolver o seu bom futebol. A equipe estava desorganizada, como se não falassem a mesma lingua, tão pouco jogavam o mesmo futebol. Com isso, a seleção de Zidane goleou a seleção canarinho por 3x0 consagrando-se campeã do mundo. Na época, diferentes mídias esportivas de todo o mundo levantaram a dúvida sobre a legalidade do título francês, insinuando inclusive que o jogo poderia ter sido antecipadamente comprado.

2002 e o fantasma da derrota para a França perseguia a seleção brasileira, que havia sido eliminada da Copa das Américas e da Copa das Confederações.  A critica tentava arruinar a seleção de Luis Felipe Scolari, mas ele não cedeu as pressões da mídia ou dos torcedores e seguiu com seu esquema tático e seleção, consagrando o Brasil o primeiro e único país a ser penta campeão da Copa do Mundo. A Copa do Mundo de 2002 ocorreu na Coreia do Sul e no Japão.

Em 2006 a seleção brasileira era mais uma vez a favorita na Copa da Alemanha e muitos apostavam na repetição da última copa ou até mesmo uma revanche por parte dos alemães. A seleção "brazuca" contava com os maiores jogadores do mundo: Kaká, Ronaldo, Ronaldinho, Adriano. Robinho, Rogério Ceni, Dida, entre outros, mas nada disso foi o bastante quando se depararam com os carrascos de 1998. Thierry Henry e Zidane acabaram com o sonho do hexa campeonato brasileiro. O título do mundial foi ganho pela Itália.

A Africa do Sul foi o palco da Copa do Mundo de 2010, onde mais uma vez o Brasil era o favorito para vencer. A seleção de Dunga havia vencido a Copa da Américas  Copa das Confederações e terminado em primeiro lugar nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Com um empate com Portugal e vitória sobre o Chile, o país se classificou para as quartas de final e tudo caminhava para a vitória brasileira sobre a Holanda por 1x0, entretanto, a seleção voltou mais "apagada" para o segundo tempo e de virada, a Holanda eliminou o Brasil da competição por 2x1. O campeão dessa edição foi a seleção da Espanha.

2014 e a expectativa sobre o Brasil é grande. Colocando no campo apenas a adrenalina de torcer pela seleção em uma competição assistida por bilhões de pessoas em tempo real em todo o mundo, a tarefa dos 22 convocados de Luis Felipe Scolari não será das mais fácies. O jogo de cintura deverá ser o maior já exigido em toda a carreira de cada um dos grandes nomes convocados, tudo isso para não deixar que uma minoria que desconta no futebol suas frustrações políticas venha a ter efeito dentro de campo. E que vença o melhor.. melhor ainda se esse melhor em campo seja a seleção brasileira.

Sobre o Autor
SEU_NOME Syl é jornalista, pianista, apaixonada por carros e artes (em especial a primeira e a sétima) e muitas outras coisas. Nas horas vagas compartilha conhecimento no fantástico mundo da bloguesfera.  

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto na historias já vividas nos muidiais é tanto bom quanto seu ponto de vista na conclusão ao referir politica com futebol parabens.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...