quinta-feira

Frutas Originárias do Brasil - Parte I


Talvez muita gente não saiba, mas muitas das frutas que consumimos são exclusivas do Brasil e para estrangeiros degustarem essa deliciais tropicais em seus respectivos países tem de pagar um valor muito mais caro em virtude da importação. Algumas nem são foco de importação devido sua sensibilidade, é o caso do mamão. A fruta não pode levar nenhuma pancada, por mais leve que seja que seu interior pode ser danificado tão pouco pode ficar em temperaturas elevadas. Lembro que me encontrava em uma aula de turco quando aprendíamos os nomes de fruta nesse idioma e meu professor, nativo da Turquia, não soube dizer como se dizia mamão, pois na Turquia não existe esse fruto.

Sabe a castanha do pará que tanto consumimos em período natalino ou em tradicionais barras de chocolate? Pois é, o nome não é simbólico, esse fruto é originário do Brasil, mais precisamente norte brasileiro e exportado para todo o mundo. Não é a toa que conhecidas fabricantes de chocolates fazem o maior sucesso no exterior com barras mistas e trufas com castanhas.

A goiaba é originária da América Tropical tendo a maior parte de sua produção no Brasil. Essa deliciosa e tradicional fruta tão presente no cardápio das doceiras do Brasil e do mundo é da mesma família que a Jaboticaba que também é brasileirissima. Se por aqui o quilo da jaboticaba branca tem um preço salgado devido a demora para colher e sensibilidade da fruta, imagine no exterior. A fruta é deliciosa e serve para fins culinários diversos, como geleias, recheios de bolos, doces, sucos e muito mais.

Juá, Buriti e Maracujá também são nossas frutas exóticas. As frutas originárias do Brasil também são conhecidas por aqui e no exterior como frutas tropicais. No verão, essas frutas são muito consumidas em quase todas as partes do mundo, em especial regiões litorâneas de diferentes países.

Você gosta de guaraná? Você sabia que o guaraná é produzido na região amazônica e o refrigerante é exportado para todo o mundo? Pois é, o mundo se rende ao nosso guaraná, assim como nós nos rendemos a coca cola. As riquezas do Brasil estão constantemente presentes na culinária mundial, basta ligar a TV em canais especializados em culinária e verá italianos, americanos, ingleses, argentinos e muitos outros acrescentando em suas deliciosas receitas ingredientes do país mais tropical da América do Sul. O bom da globalização é esse: poder conhecer, consumir, aprender e oferecer o que temos de melhor para o mundo!

2 comentários:

  1. Anônimo18:00

    O Brasil é rico em quase tudo mesmo. Apesar de tudo amo o Brasil

    ResponderExcluir
  2. Tem muitas frutas e legumes brasileiros que eu não conheço. Moro no interior paulista e sinto uma carencia de opções nos frutos que chegam até os varejões daqui...E não tem feiras, antigamente existiam mas hj em dia acabou-se todas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...