O território brasileiro está localizado no Hemisfério Sul (cerca de 93% do país) e uma pequena parte (equivalente a 7% de todo o território) está localizado no Hemisfério Norte. Como o Brasil é o maior país da América do Sul, apresenta grande variação de clima em cada região, possuindo clima equatorial, tropical, semiárido e muitos outros. Vamos conhecer um pouco de cada um dos tipos de clima presentes por aqui.
Clima Tropical
Geralmente é o mais conhecido internacionalmente. Está presente no Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Ceará, Bahia, Piauí e Minas Gerais. Esse clima faz com as temperaturas sejam elevadas a maior parte do ano, com média de 24ºC. Há pouco tempo atrás, a quantidade de chuvas nesses estados girava em torno de 1500 mm ao ano, mas depois das mudanças climáticas decorrentes de queimadas, desmatamento e presença marcante do aquecimento global, fez com esse número de 1500 mm variasse tanto para mais, quanto para menos há cada ano. Geralmente, de maio a setembro, os estados com clima tropical costumam viver um período de seca, onde quase não chove. Já de outubro a abril, costuma ser uma época em que mais chove. Esse é o período em que as represas de abastecimento de água tratada são abastecidas para atender a população nos meses de seca. Esse fato também mudou nos últimos anos. No inicio de 2014, por exemplo, muitos estados não registraram chuvas por um período de até 30 dias, além do país se encontrar no verão e com as temperaturas elevadas o índice de gasto com água e problemas respiratórios é até três vezes maior do que em qualquer outra época do ano.
Clima Equatorial
Esse clima está presente em quase todos os estados da região norte do país, além de Mato Grosso e Maranhão. Nesse tipo de clima, as temperaturas costumam ser elevadas, superando muitas vezes as temperaturas do clima tropical, mas com uma diferença: há muita umidade no ar e baixa amplitude térmica, ao contrário do clima tropical que costuma ser bem seco. A temperatura média varia entre 24ºC e 26ºC ao ano. Durante todo o ano há chuvas, seus índices pluviométricos inclusive, superam a marca de 2000 mm. Raramente se sabe de algum período de estiagem.
Clima Tropical Úmido
Este clima ocorre no litoral oriental (como sul da Bahia e Rio Grande do Norte) e litoral sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), sendo predominantemente caracterizado por temperaturas elevadas e umidade igualmente altas. As temperaturas médias giram em torno de 25ºC e as chuvas durante o ano variam entre 1250 mm a 2000 mm.
Clima Tropical de Altitude
Ocorre em regiões serranas e de planaltos (onde existem muitas serras de altitudes que chegam há 2 mil metros), comumente presentes na região sudeste, principalmente nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Apesar de tropical, a altitude elevada dessas regiões mantêm o clima mais ameno em relação aos demais climas do tipo tropical, com temperaturas médias anuais que variam de 17ºC a 22ºC. A quantidade média de chuvas anuais é equivalente a 1500 mm.
Clima Subtropical
Esse clima só está presente na região sul do país, ou seja, no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Esse tipo de clima se distingue de todo o restante do país. Em dias quentes de verão a sensação térmica em algumas cidades como Curitiba e Porto Alegre chegam a 50ºC e em dias frios, que é mais comum a maior parte do ano, os termômetros já chegaram a marcar -10ºC, ou seja, dez graus negativos, com registro de neve em vários pontos da região, além de geada constante nos dias mais frios. A temperatura média anual gira em torno de 18ºC e os índices pluviométricos chegam a superar os 1250 mm ao ano.
Clima Semiárido
Esse clima é marcante no nordeste brasileiro, principalmente no interior dos estados dessas regiões. Os estados que sofrem com esse clima também são conhecidos como polígonos da seca, em virtude da falta de chuvas a maior parte do ano. As chuvas não ultrapassam a marca de 750 mm ao ano. Além disso, as chuvas são mal distribuídas, resultando em dezenas de cidades com rios secos, gados e plantações que morrem por falta d´agua e de inúmeras famílias que precisam andar quilômetros para conseguir água para consumo, que muitas vezes não se trata de uma água limpa, mas de uma água "barrenta", que essas pessoas só consomem por total falta de opção. Os estados que possuem esse clima costumam ter algum serviço de caminhão pipa auxiliando a população, mas nos dias em que eles aparecem nos bairros o clima parece de guerra, com inúmeras pessoas desesperadas por água limpa e com medo de não sobrar quando chegar sua vez na fila. O clima é triste, mas essa é a realidade do sertão nordestino brasileiro que muita gente finge não existir. Mas nem por isso o povo de lá é triste, tem muito sertanejo dando de dez a zero em muito paulista ou gaúcho quando o assunto é disposição para enfrentar o clima e as adversidades decorrentes do mesmo. Há alguns anos, o atual senador Marcelo Crivella, que na época não era senador, conseguiu com a ajuda de inúmeras pessoas e com a venda de um álbum de temática gospel, angariar fundos para a construção de várias cisternas que podem abastecer essas regiões, evitando que as pessoas saiam com baldes para cidades vizinhas em busca de água. Elas funcionam como poços, só que são mais fundos para poder buscar água à uma profundidade maior, já que o solo é muito seco e duro. Não foi o suficiente para acabar com a sede e sofrimento do nosso sertanejo nordestino, mas foi muito perto do nada que nenhum governante havia feito antes. A temperatura média no clima semiárido varia entre 26ºC e 28ºC.
Bom, acho que agora você já sabe tudo sobre os diferentes climas do Brasil, então até a próxima!
Sobre o Autor:
Syl é jornalista, pianista, apaixonada por carros e artes (em especial a primeira e a sétima) e muitas outras coisas. Nas horas vagas compartilha conhecimento no fantástico mundo da bloguesfera. |
parabes syl pelo artigo..abraço
ResponderExcluir